A Clínica  |  Especialidades  |  Atendimento  |  A Fisioterapia  |  Matérias  |  Convênios  |  Contato
 
Matérias
 

 

25/10/2010
Novidades Científicas
1º Congresso de Fisioterapia Manipulativa e Musculo-Esquelética

- CALÇADO PARA CORRIDA: estudos mostraram que o tipo de tênis não influencia na incidência de lesão. Isto é, um calçado barato não é igual a maior risco de lesão em joelhos, tornozelos, quadril e coluna.

- ATIVIDADE FÍSICA SEMPRE: verificou-se, através de estudos, que o ideal é atividade física 5 vezes por semana, com diferentes estilos para cada dia da semana. Por exemplo: dois dias de natação, dois dias de musculação e um dia de yoga. MAS, melhor uma ou duas vezes por semana do que o sedentarismo!

- SEM AFASTAMENTO: estudam mostram que quando o profissional da saúde afasta seu paciente de suas atividades diárias, como do trabalho ou atividades do cotidiano (atividade em casa ou física), a dor/doença torna-se mais CRÔNICA, com dificuldade para resolução/cura. Portanto, precisamos nos manter ativos o TEMPO TODO, com ou sem dor - o profissional apenas vai adequar a atividade para esse novo momento do paciente! A solução para dor nas costas NÃO É ficar deitado!!!!!!!!!!

- SEM COMPROVAÇÃO: estudos mostram que técnicas de analgesia apenas (eletroterapia - "aparelhinhos da fisioterapia"), não resolvem problemas de dor na coluna; só deixam o paciente mais dependentes do fisioterapeuta, evoluindo para um processo de dor crônica. Precisa de técnicas de fortalecimento mscular específico e manipulação vertebral.

 

Últimas matérias

08/11/2010 - Dor Ciática
25/10/2010 - Novidades Científicas
18/10/2010 - Atividade Física para Gestantes
 
 
Índice