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18/10/2010
Atividade Física para Gestantes
Hidroterapia

Exercícios em geral, quando praticados de forma correta, sempre trarão benefícios e uma vida saudável.

No período gestacional não poderia ser diferente. O "tabu" de antigamente, onde mulheres grávidas deveriam levar uma vida sedentária, não existe mais. Hoje, concorda-se que os exercícios moderados não oferecem riscos durante a gravidez. Porém, deve-se excluir os exercícios de pressão e de força, bem como modalidades esportivas de contato e duelos de cargas incalculáveis, como ocorre, por exemplo nos jogos esportivos.

O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia faz algumas recomendações para exercícios no período gestacional:

- prescrição médica: o médico deverá especificar as atividades que a gestante não deve executar e a intensidade ideal para o trabalho;
- não aumentar a atividade física depois da gravidez, o ideal é começar uma atividade antes de engravidar;
- realizar exercícios que não levem à fadiga;
- evitar aumento excessivo da temperatura corporal e perda hídrica durante a atividade física;
- realizar atividades 2 a 3 vezes por semana;
- evitar exercícios em gestantes que tenham riscos comprovados pelo obstetra.

Um estudo publicado pelo Jornal Americano de Obstetrícia e Ginecologia, mostrou que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante o último trimestre da gravidez, acharam o parto menos doloroso do que aquelas que não fizeram exercícios. Em parte, isso se deve ao aumento no nível de endorfinas no corpo da praticante de exercícios.

Isso mostra que, a atividade física, além de ajudar na disposição física, controle do peso corporal e elevação da auto-estima, pode facilitar na hora do parto.

Para tanto, a HIDROTERAPIA torna-se ideal para essa população, pois na água:

- há menos risco de lesões articulares pelos movimentos serem lentos e de controle fácil do que em solo;
- proporciona uma sensação de ausência do peso corporal pela sustentação que a água oferece;
- alívio das dores nas costas, durante horas ou dias, pela água ser aquecida e serem praticados exercícios de relaxamento profundo;
- dentre outros benefícios quanto a respiração e circulação.

Havendo relatos das praticantes de melhora na qualidade do sono no dia da atividade, ativação da função intestinal, benefícios sociais e as mulheres revelam entrarem cansadas e saírem revigoradas!

Agora é com você: cuide-se para depois poder cuidar muito bem de seu bebê!!!

Curiosidade:

A gravidez aumenta o número de hemácias no sangue da mulher. Para que ela possa realizar as suas trocas gasosas (transporte de oxigênio no sangue para as células) e as do bebê. Em vista disso, algumas mulheres atletas ficam grávidas dias antes da competição, como uma forma de doping (aumentar seu rendimento) e depois provocam o aborto.

 

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