A Clínica  |  Especialidades  |  Atendimento  |  A Fisioterapia  |  Matérias  |  Convênios  |  Contato
 
A Fisioterapia
 

Movimento é vida!!!

A fisioterapia, sendo uma ciência que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas, tem como objetivo, preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.

Como processo terapêutico, utiliza conhecimentos e recursos próprios, com base nas condições psicofisicossocial, a fim de promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo à melhoria de qualidade de vida.

São recursos da fisioterapia:

Cinesioterapia: exercícios de fortalecimento e alongamento muscular - fundamentais para o restabelecimento da função normal do indivíduo, em qualquer caso.
Eletrotermofototerapia: aparelhos fisioterapêuticos que promovem alívio da dor e auxilia no processo anti-inflamatório, por intermédio da utilização do calor, corrente elétrica, micro-ondas e ondas sonoras.
Hidroterapia: exercícios de fisioterapia (fortalecimento, alongamento e relaxamento muscular) realizados dentro da piscina com água aquecida.
Métodos especiais: técnicas específicas para determinadas lesões, desenvolvidas para aumentar o leque de recursos do fisioterapeuta:
- movimento combinado (técnica de mobilização articular);
- Watsu (técnica de relaxamento na água);
- método Kabat (técnica de integração entre cérebro e movimento);
- Reeducação Postural Global - RPG (técnica para melhora da postura e lesões na coluna).